| História da bocha | Canchas sintéticas |
 


"Era uma vez, um homem da idade da pedra. Ele tinha em suas mãos algumas pedras arredondadas e começou a atirá-las, umas contra as outras..."


A História da Bocha com certeza poderia ser contada desta forma. É fácil imaginar esta cena, vendo o homem se divertir e fazer o seu exercício diário.Mas, a história nos leva para o ano de 5.200 A. C., usando os Egípcios praticavam um esporte com bolas de madeira e pedras.

Os famosos médicos Hipócrates e Galeno disseram: "Muito vantajoso para a saúde do corpo humano", referindo-se ao Jogo de Bochas. Mas nem todos pensavam assim. Carlos IV e Carlos V, proibiram o jogo, por distrair o povo que deveria se preocupar com outros exercícios muito mais importantes para o Reino. Em 1696, na cidade de Paris, o Sínodo (Assembléia de Líderes da Igreja Católica), insistiu também, na proibição pelos maus costumes que os jogadores e espectadores adquiriram, as apostas de dinheiro. Tantas manifestações contrárias à bocha, não foram capazes de a destruir.

O famoso Alm. Drake em uma de suas partidas de bocha, foi advertido da chegada da invencível Armada Espanhola e ele tranqüilamente respondeu: "Temos pouco tempo para ganhar o jogo e logo em seguida enfrentar os espanhóis." A batalha Naval foi vencida por ele e do jogo não sabemos o resultado.Devido a muitas polêmicas, fica difícil contar com precisão a origem deste esporte. Mas a sua difusão deve-se aos Europeus, mais precisamente os Italianos.

Em nossos tempos, vários personagens ilustres praticam este jogo, que exige estado atlético e dedicação para as competições. A América conheceu o Jogo de Bochas, através dos imigrantes conquistadores, começando pela Argentina, em 1944. No Brasil, a bocha veio pelos pampas e em 1964, realizamos o I Campeonato Brasileiro de Bocha, na cidade de São Paulo. Após tanta história, a bocha continua se aprimorando a cada dia.

Hoje as Canchas de Bocha que, eram em terrenos livres, passando depois para cimentados, já podem ser sintéticas.

Esta mudança começou com ARLINDO LAZZAROTTO, em 1986, na cidade de Jaciara - Mato Grosso, que revestiu o piso com betume. REMI J. PIVETTA começou então a se dedicar em pesquisa para aperfeiçoar a Cancha de Bocha, chegando às construções com garantia e segurança.

Antes disso por ser cancha de argila, o jogo de bocha era visto como um jogo sujo.

Hoje com esta mudança para sintético, emborrachada o jogo de bocha tornou-se um esporte de helite, para todas as idades.

As canchas de Bocha Sintéticas, que podem durar em torno de cinco (5) a dez (10) anos, estão revolucionando o mundo deste esporte.

"...e o homem continua arremessando-as umas contra as outras. Mais do que isso, estão jogando bocha".

 
2007/2010 © Remicancha - Rio Brilhante (MS) - Desenvolvido por clickRB